Calculadora de escala de funcionários para restaurante

calculadora de escala de funcionários

O que é a calculadora de escala de funcionários?

A calculadora abaixo te ajuda a ter noções de quantas pessoas, e em quais funções, você precisa para sua operação na semana. Partimos de médias de mercado para cada categoria de restaurante, mas todos os dados são ajustáveis.

Cuidados na hora de usar nossa calculadora de escala de funcionários para restaurantes

É importante lembrar que alguns dados, apesar de médias de mercado existirem, são muito importantes. Nestes casos, é ideal que você faça seu monitoramento:

  • Capacidade da sua equipe: quantos clientes cada colaborador da sua equipe, e em qual função, consegue atender;
  • A capacidade do restaurante: o número de cadeiras que a estrutura do seu restaurante comporta, considerando espaços suficientes para formar corredores entre as mesas/cadeiras (para os clientes circularem com conforto);
  • A variação no volume de clientes ao longo da semana: algo bem particular de cada restaurante, já que restaurantes industriais costumam ter maior volume de segunda à quinta e quase nenhum nos finais de semana, ao passo que restaurantes tradicionais recebem volume maior de clientes em finais de semana ou feriados.

O ideal é que você sempre registre em algum caderninho o numero de clientes dia a dia e faça seu próprio monitoramento. Use a calculadora abaixo tendo em vista a precisão dos seus dados!

Planejador de Escala de Funcionários

Planejador de Escala de Funcionários

Otimize a distribuição da sua equipe de acordo com a demanda prevista

Previsão de Movimento

Ajuste a previsão para cada dia da semana:

Parâmetros de Pessoal

Categorias de restaurantes: entendendo os diferentes modelos de negócio

Ao utilizar a ferramenta de planejamento de escala de funcionários, você notará diferentes categorias de restaurantes como opções.

Cada modelo possui características operacionais específicas que impactam diretamente o dimensionamento da equipe. Para ajudar você a identificar melhor a categoria do seu estabelecimento, apresentamos um guia detalhado:

Características principais:

  • Atendimento rápido e padronizado
  • Cardápio limitado e consistente
  • Operação focada em volume e rotatividade
  • Refeições pré-preparadas ou com montagem rápida
  • Ambientes funcionais com decoração simples
  • Sistema self-service parcial (cliente pega sua bandeja, condimentos, etc.)

Aspectos operacionais:

  • Maior proporção de clientes por funcionário 
  • Equipe de cozinha eficiente com funções especializadas
  • Treinamento padronizado e rápido de funcionários
  • Menor necessidade de atendimento personalizado
  • Ênfase na velocidade do serviço (menos de 5 minutos por pedido)

Exemplos: McDonald’s, Burger King, Subway, redes de fast food em geral

Características principais:

  • Ambiente descontraído mas com serviço completo
  • Refeições preparadas na hora
  • Preços moderados (entre fast food e fine dining)
  • Cardápio diversificado e acessível
  • Decoração temática ou aconchegante
  • Experiência relaxada sem pressa

Aspectos operacionais:

  • Proporção média de clientes por garçom 
  • Equipe de cozinha mais especializada que fast food
  • Atendimento mais pessoal e atencioso
  • Tempo médio de permanência de 45-60 minutos
  • Foco em criar experiência agradável, mas sem formalidades

Exemplos: Outback, Applebee’s, Chili’s, restaurantes de bairro com serviço completo

Fine Dining (Alta Gastronomia)

Características principais:

  • Experiência gastronômica sofisticada
  • Ingredientes premium e apresentação artística
  • Ambiente refinado e elegante
  • Ampla carta de vinhos e sommelier
  • Preços elevados refletindo a experiência completa
  • Serviço impecável e altamente personalizado

Aspectos operacionais:

  • Baixa proporção de clientes por garçom
  • Equipe de cozinha altamente treinada e especializada
  • Profissionais com formação específica (sommelier, maître)
  • Tempo médio de permanência de 2-3 horas
  • Rigorosos padrões de apresentação e protocolo
  • Maior investimento em treinamento de pessoal

Exemplos: Restaurantes estrelados Michelin, estabelecimentos de chefs renomados, restaurantes de hotéis de luxo

Características principais:

  • Sistema de self-service para as refeições
  • Grande variedade de opções disponíveis simultaneamente
  • Preço fixo por pessoa ou por peso
  • Alta capacidade de atendimento
  • Foco em quantidade e variedade

Aspectos operacionais:

  • Alta proporção de clientes por garçom 
  • Equipe de cozinha concentrada na reposição e manutenção do buffet
  • Menor necessidade de garçons para atendimento à mesa
  • Fluxo contínuo de clientes sem tempo de espera para pedidos
  • Desafio de manter alimentos frescos e apresentáveis constantemente
  • Maior desperdício potencial comparado a outros modelos

Exemplos: Restaurantes por quilo, buffets de hotel, restaurantes de comida a vontade

Características principais:

  • Foco em pizzas como item principal do cardápio
  • Ambiente geralmente casual e familiar
  • Possibilidade de consumo no local ou delivery
  • Atendimento intermediário entre fast food e casual
  • Cozinha especializada em massas e fornos específicos

Aspectos operacionais:

  • Proporção intermediária de clientes por garçom (cerca de 20 clientes)
  • Equipe de cozinha especializada na preparação de massas e montagem
  • Fornos como elemento central da operação
  • Picos de demanda normalmente concentrados à noite e fins de semana
  • Forte componente de delivery que requer logística própria
  • Tempo médio de permanência de 60-90 minutos

Exemplos: Pizzarias tradicionais, redes de pizzarias, restaurantes italianos com foco em pizzas

Implicações para sua gestão

Ao escolher a categoria que melhor representa seu estabelecimento na ferramenta de planejamento de escala, você aproveita parâmetros pré-configurados baseados em padrões do setor.

Isso permite

  • Dimensionamento mais preciso de pessoal
  • Melhor alocação de recursos humanos
  • Controle de custos operacionais alinhado ao seu modelo de negócio
  • Qualidade de serviço adequada às expectativas dos clientes

Lembre-se que estes são modelos gerais e seu estabelecimento pode ter características que o posicionam entre categorias ou com peculiaridades únicas. Use os parâmetros como ponto de partida e faça ajustes conforme o seu negócio.

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